WhatsApp
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Porque o código do WhatsApp muda?

COMPARTILHE:

Quem é bastante ativo no mensageiro WhatsApp, ou participa de vários grupos, deve receber com frequência a seguinte mensagem:

“Seu código de segurança com “xyz” mudou, toque para saber mais”.

Mas afinal, o que é esse código de segurança e porque ele muda?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Código de Segurança do WhatsApp

Este código de segurança nada mais é do que a versão reduzida da chave que criptografa todas as conversas de ponta a ponta. Isso mesmo, cada conversa do WhatsApp possuí uma chave única e exclusiva que promete privacidade total entre você e seu contato. Até mesmo do próprio mensageiro. 

Em outras palavras. É um “código secreto” que você compartilha com seu contato e que é responsável por criptografar a conversa de ponta a ponta. Caso você deseje, é possível validar ele junto ao seu contato. Para isso, abra a conversa, clique sobre a foto do contato, e em seguida sobre o menu “Criptografia”. Assim, uma página com um QR Code será exibida na tela com uma “fração visível” deste código, o qual pode ser escaneado e confirmado.

 

Porque o Código muda?

São muitos os motivos que podem levar um código a mudar. Entre eles, a reinstalação do WhatsApp. Troca de aparelho. Ou ainda, por outros motivos diversos.  Ou seja, o código muda automaticamente com o propósito de manter suas conversas seguras e privadas. E desde que a versão beta do dispositivo possibilitou o seu uso em multitelas, mesmo com o aparelho principal desligado da internet, esses códigos passaram a mudar ainda mais frequentemente. 

Contudo, se estas notificações lhe incomodam, há um meio de desligá-las. Mantendo contudo, a criptografia de ponta a ponta. Para isso, siga os seguintes passos: >> clique no menu Configurações (engrenagem) >> Conta >> Segurança:  Nesta nova aba desabilite a opção “Mostrar notificações de segurança neste aparelho“. 

Com ou sem notificações, é importante ficar atento pois a cada dia novos golpes surgem e se disseminam via WhatsApp. Assim, além de todos os cuidados necessários é imprescindível a ativação da confirmação em duas etapas no seu mensageiro. E assim, aumentar a segurança contra o roubo do mesmo. Ou popularmente conhecido como “clonagem”.

 

Confira também:

Como usar o WhatsApp em mais de um computador, mesmo como celular desligado

Como ativar a Confirmação em 2 etapas no WhatsApp

Compartilhe:
NOTÍCIAS RELACIONADAS