Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
26 °C
14 °C

Tornado é registrado em Itá na madrugada de quinta-feira, 16

Dezenas de eucaliptos foram torcidos e algumas árvores removidas pela raiz

Por Poliana Peri
16/11/2023 - 20h11.Atualizada em 16/11/2023 - 20h11
Tornado em Itá - Foto: Divulgação

Um aglomerado de tempestades severas avançaram pela região do Oeste de Santa Catarina,entre quarta-feira, 15 de novembro, e a madrugada de quinta-feira, 16. Estas tempestades provocaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com diversas ocorrências de quedas de árvores, alagamentos e enxurradas. Em destaque estão as ocorrências registradas no município de Itá, onde foram observados dezenas de eucaliptos torcidos e algumas árvores removidas pela raiz. Em Seara, também foram relatadas quedas de árvores.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Nas imagens do Radar Meteorológico de Chapecó, foram observadas tempestades se aproximando por volta da meia noite. Estas tempestades apresentavam potencial para descargas elétricas, intensas rajadas de vento e queda de granizo, assim como alagamentos e enxurradas devido a intensidade da chuva. Especificamente entre os municípios de Seara e Itá, as imagens dos radares meteorológicos apresentaram uma assinatura de tornado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desta forma, segundo a Defesa Civil, é possível concluir que, na madrugada do dia 16 de novembro, por volta da 1h da manhã, entre os municípios de Seara e Itá, durante a atuação de tempestades severas na região do Grande Oeste de Santa Catarina, foi observada a formação de um tornado através das imagens do Radar Meteorológico de Chapecó. Segundo as estimativas do radar, as velocidades do vento superaram a casa dos 100 km/h, o que corrobora com os relatos e imagens das dezenas de árvores torcidas e arrancadas na região.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR