Apesar de indispensável em nosso cotidiano – com o surgimento do universo digital – notícias são propagadas diariamente nas redes sociais. Infelizmente, também muito conteúdo falso é compartilhado entre os usuários.
Desta forma, nossa equipe de jornalistas se dedica incansavelmente para que a sociedade possa receber, em tempo real, informações 100% confiáveis. E que elas possam agregar seus conceitos.
Quando fonte de informação, o conteúdo produzido pelo Portal 49 contribui para que inverdades não sejam replicadas. Afinal, entendemos que a Era Digital se tornou fundamental para o fortalecimento da democracia.
Contudo, são visíveis comportamentos de alguns usuários sem apego às premissas básicas do legítimo jornalismo. Muitos deles, sem formação, é verdade, mas, tais atitudes geram certos equívocos em relação a distinção do que é ou não jornalismo.
Esse rompimento de fronteiras possível sem dar um passo sequer, muitas vezes possibilita propagar ideias desconectadas com a realidade. O que é preocupante e, ao mesmo tempo, sensato admitir que, infelizmente, a erradicação deste tema é impossível apesar de estar inserido no direito de livre expressão, conforme Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH):
“Toda pessoa terá direito à liberdade de expressão; esse direito incluirá a liberdade de procurar, receber e difundir informações e ideias de qualquer natureza, independentemente de considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, em forma impressa ou artística, ou por qualquer outro meio de sua escolha.”
Como novo ramo, a mídia digital ainda é pouco sistematizada. Apesar de atingir amplitude estratosférica, com tendência lógica de crescimento, o solo é fértil para construções e críticas.
Por isso, como meio de comunicação formador de opinião, nossa missão exige que jamais dispensemos minimamente conceitos básicos do legítimo e contemporâneo jornalismo, e condutas fundamentais para sua estruturação: objetividade, imparcialidade e credibilidade.
Fabiano Luiz Bordignon,
jornalista e editor-chefe