Evento reuniu autoridades, profissionais e comunidade para debater o enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o acesso à informação e ao acolhimento
O Ônibus Lilás ofereceu atendimentos, momentos de escuta qualificada e ações voltadas ao autocuidado - Foto: Prefeitura de Itá O município de Itá recebeu, na tarde da última quinta-feira, 25 de junho, o Ônibus Lilás, uma iniciativa voltada à conscientização, orientação e fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A ação teve como objetivo ampliar o acesso à informação, oferecer acolhimento e reforçar os canais de apoio disponíveis para vítimas de violência.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A programação reuniu representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da rede de atendimento e profissionais envolvidos na iniciativa, evidenciando a importância da atuação integrada entre diferentes instituições no enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante o evento, foi realizada uma palestra abordando temas como os direitos das mulheres, prevenção da violência, formas de acolhimento e os serviços disponíveis para quem necessita de apoio. O momento também proporcionou espaço para diálogo e reflexão sobre a importância da denúncia e da atuação da rede de proteção.
Além das atividades educativas, o Ônibus Lilás ofereceu atendimentos, momentos de escuta qualificada e ações voltadas ao autocuidado, aproximando os serviços públicos da comunidade e incentivando as mulheres a conhecerem seus direitos e buscarem ajuda sempre que necessário.
A iniciativa reforça o compromisso com a promoção da cidadania, do respeito e da proteção às mulheres, destacando que o enfrentamento à violência depende da informação, do acolhimento e da atuação conjunta de toda a sociedade.
Violência contra a mulher é crime. Não se cale. Procure ajuda e acione a rede de proteção sempre que necessário.