Atualmente, 54 crianças participam das atividades, que abrangem psicopedagogia, psicologia e fisioterapia
O Programa de Equoterapia de Itá, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, segue se destacando pelos resultados positivos no desenvolvimento biopsicossocial das crianças atendidas. Em 2025, o programa foi ampliado novamente, incorporando mais quatro horas de atendimento psicológico no picadeiro – diretamente com os praticantes – e mais quatro horas de suporte voltado aos pais e escolas.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Atualmente, 54 crianças participam das atividades, que abrangem psicopedagogia, psicologia e fisioterapia. Além disso, aproximadamente 120 familiares recebem orientações e apoio indireto. A secretária de Educação, Débora Sartoretto, enfatiza os benefícios da equoterapia, que incluem melhorias na postura, equilíbrio, coordenação motora, autoestima e desenvolvimento emocional, além do estímulo à atenção, memória e raciocínio lógico.
O prefeito Clemor Battisti reforçou o reconhecimento e o apoio da Administração Municipal ao programa, destacando sua importância para a comunidade. "A equoterapia é um serviço essencial oferecido gratuitamente à população de Itá, promovendo o desenvolvimento saudável das crianças e garantindo suporte especializado às famílias", afirmou.
A secretária Débora Sartoretto reforçou o compromisso da educação municipal com a transformação social. “Nossa missão é contribuir para o crescimento individual e coletivo da nossa comunidade de forma amorosa, assertiva e transformadora”, concluiu.