Pesquisadores descobriram argila vermelha na elevação, indicando que a região já esteve acima da superfície do mar no passado
Um grupo formado por pesquisadores brasileiros e britânicos descobriu que um planalto vulcânico no fundo do mar da costa do Brasil, conhecido como Elevação Grande Rio, já foi uma ilha com área equivalente à Islândia.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A descoberta pode endossar o pedido do Brasil para extensão de suas fronteiras marítimas para essa região.
Essa região fica a cerca de 1.200 quilômetros de distâncias da costa brasileira. A parte do planalto oceânico que foi uma ilha corresponde a um quinto da área total da elevação. Atualmente a região está a cerca de 650 metros abaixo da superfície do oceano.
As primeiras descobertas aconteceram em 2018, quando os pesquisadores realizaram uma expedição a bordo de um submersível e encontraram camadas incomuns de argila vermelha semelhante a solos tropicais, algo que não deveria estar no fundo do mar.
Agora, uma pesquisa recente analisou a composição mineral de amostras dessa argila e comprovou que ela não poderia ter se formado se não estivesse acima da superfície. Esse tipo de solo se forma a partir de intemperismo ao ar livre, sob calor e umidade tropicais.