Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi divulgado pelo IBGE
Os preços do país subiram em 0,21% no mês de junho, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 10 de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O grupo de Alimentação e bebidas é o que tem maior impacto na subida dos preços pelo segundo mês seguido, com uma alta de 0,44% e peso de 0,10 ponto percentual (p.p.) no índice geral. A variação, no entanto, é menor do que a registrada em maio, quando os preços tinham subido 0,62%.
Em junho, o resultado geral também mostra uma desaceleração em relação ao mês anterior, uma vez que o IPCA fechado em maio tinha alta de 0,46%. Mesmo assim, em junho do ano passado, a deflação era menor, representando 0,08% com queda no preço dos alimentos.
Agora, o Brasil tem uma inflação acumulada de 4,23% em 12 meses. No ano, a alta é de 2,48%. O mercado financeiro esperava mais para o aumento dos preços em junho, com 0,32%. No acumulado, a alta esperada era de 4,34%.
São nove principais grupos do IPCA. Destes, sete tiveram altas em junho. As altas relevantes, além dos alimentos, aconteceram nos setores de Saúde e cuidados pessoais, com aumento de 0,54% no mês, representando 0,07 p.p. do índice.