Os retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos escolares
Ainda em janeiro deste ano de 2024, a CONTRAN baixou uma nova lei no trânsito brasileiro que envolve o uso dos retrovisores nos veículos que, em caso de desobediência, haverá multa. Fora isso, a mesma também representa uma segurança a mais, tanto para o motorista como para quem ele transporta no veículo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A resolução determina que os retrovisores de veículos escolares precisam estar ajustados de forma que o motorista consiga ver tudo ao redor do veículo, sem deixar nenhum ângulo morto.
A nova lei dos retrovisores também traz novidades para os consumidores em geral. Os retrovisores precisam ter uma área mínima de 69 cm² e um espelho grande o suficiente para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro. A medida é para que o motorista tenha uma visão mais ampla e segura do que acontece ao redor do seu veículo.
Dirigir sem retrovisor ou com ele quebrado é considerado uma infração grave pelo Detran. Isso significa que, se você for pego nessa situação, a multa será de R$ 195,23 e ainda perderá cinco pontos na carteira.