Apesar da queda, o nível da água ainda é bastante elevado, já que a cota de inundação do lago é de 3 metros
Em trajetória de queda, o nível do lago Guaíba atingiu a marca inferior aos 4 metros na manhã desta quarta-feira, 22 de maio. Foi a primeira vez que o nível do lago chegou a menos de 4 metros desde o dia 02 de maio deste ano. As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e que provocaram a maior tragédia climática do estado começaram a cair sobre os municípios gaúchos no fim de abril.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, o nível da água estava 3,92m na medição feita às 7h15 no Centro Histórico da cidade.
Apesar da queda, o nível da água ainda é bastante elevado, já que a cota de inundação do Guaíba é de 3 metros, enquanto a de alerta é de 2,5 metros no Centro Histórico de Porto Alegre. Na região das ilhas da capital gaúcha, a cota de inundação varia entre 2,10 e 2,20 metros.
Antes de 2024, o nível mais alto que o Guaíba já havia atingido foi na enchente histórica de 1941, quando a água ficou entre 4,75 e 4,76 metros. Na enchente deste ano, o pico foi registrado nos dias 5 e 6 de maio: 4,33 metros.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) preveem um novo aumento no nível do Guaíba entre sexta-feira e sábado, 24 e 25 de maio, podendo voltar à marca dos 4 metros.