Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
24 °C
9 °C

Oscar 2027: 15 filmes disputam vaga para representar o Brasil na premiação

Representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional será anunciado em setembro

Por Redação, Portal 49
25/08/2026 - 09h59
Academia Brasileira de Cinema divulgou os títulos habilitados - Foto: Reprodução

A corrida para definir o representante brasileiro no Oscar 2027 já começou. A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira, 24 de agosto, a lista dos 15 filmes nacionais habilitados a disputar a indicação do país na categoria de Melhor Filme Internacional.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A relação ainda não representa uma lista de filmes oficialmente indicados ao Oscar. Os títulos passarão por uma seleção interna até que apenas um seja escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na 99ª edição da premiação, marcada para 14 de março de 2027, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A escolha ficará a cargo de uma comissão formada por 15 integrantes. Do total, 12 serão definidos por votação entre os associados da Academia Brasileira de Cinema e três serão indicados pela diretoria da instituição.

A primeira etapa da seleção está prevista para 9 de setembro, quando serão anunciados seis filmes finalistas. Uma semana depois, em 16 de setembro, será conhecido o longa escolhido para representar oficialmente o Brasil.

Confira os 15 filmes habilitados

“100 Dias”, de Carlos Saldanha;

“A Conspiração Condor”, de André Sturm;

“A Fabulosa Máquina do Tempo”, de Eliza Capai;

“A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo;

“Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher;

“Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bin;

“Dolores”, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes;

“Feito Pipa”, de Allan Deberton;

“Herança de Narcisa”, de Clarissa Appelt e Daniel Dias;

“Malês”, de Antonio Pitanga;

“Nosso Segredo”, de Grace Passô;

“O Rei da Internet”, de Fabrício Bittar;

“Papagaios”, de Douglas Soares;

“Quando Vira a Esquina”, de Chris Alcazar;

“Vicentina Pede Desculpas”, de Gabriel Martins.

Brasil busca manter protagonismo no Oscar

A nova seleção ocorre após anos de destaque do cinema brasileiro na premiação. Em 2025, “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, fez história ao se tornar o primeiro longa brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Na edição seguinte, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, voltou a colocar o cinema nacional entre os destaques da premiação.

Agora, os 15 novos concorrentes iniciam o processo que definirá qual produção tentará manter a presença brasileira no Oscar em 2027.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR