Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
33 °C
13 °C

STF deve definir nesta quarta, 27, tese final do julgamento sobre marco temporal

Sessão está prevista para começar às 14h

Por Redação
27/09/2023 - 09h06.Atualizada em 27/09/2023 - 09h08
A conclusão sobre os demais pontos debatidos foi adiada - Foto: Antônio Cruz

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir nesta quarta-feira, 27 de setembro a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A sessão está prevista para começar às 14h.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Na semana passada, por votos 9 votos a 2, o Supremo julgou inconstitucional o marco temporal, mas a conclusão sobre os demais pontos debatidos foi adiada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os pontos que serão analisados na sessão desta quarta-feira, está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé” e se o pagamento seria condicionado à saída de proprietários das áreas indígenas.

Nesse caso, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam dos governos federal e estadual títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas.

Também pode ser debatida a sugestão do ministro Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

 

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR