Tecnologia foi utilizada no clássico entre Fluminense e Botafogo e confirmou decisões da arbitragem
Imagens geradas pelo sistema em formato “gamificado” - Foto: Reprodução A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Genius Sports, concluiu a primeira fase de testes do impedimento semiautomático (SAOT) no Maracanã.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os testes ocorreram durante o clássico entre Fluminense e Botafogo, realizado no dia 12 de fevereiro, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo a CBF, a tecnologia confirmou os acertos das decisões tomadas em campo pela arbitragem.
As imagens geradas pelo sistema — em formato “gamificado”, no qual os jogadores aparecem como avatares semelhantes a videogames — mostraram lances de difícil marcação. Em um deles, o lateral Renê, do Fluminense, aparece com o pé direito à frente do defensor Alex Telles, do Botafogo, caracterizando posição de impedimento.
Em outro lance analisado, Luciano Acosta, também do Fluminense, surge em condição legal, com o zagueiro Alexandre Barboza dando condição para a jogada. Em ambas as situações, a tecnologia referendaria as decisões do árbitro Rafael Klein.
Durante essa fase inicial, as imagens produzidas pelo SAOT ainda não ficam disponíveis para consulta do trio de arbitragem — o objetivo é validar o funcionamento do sistema antes da implementação oficial.
De acordo com o presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da CBF, Netto Góes, os resultados foram positivos e indicam boas perspectivas para a adoção definitiva da tecnologia.
“O uso da tecnologia é voltado para otimizar a decisão do árbitro em campo, oferecendo ferramentas para que ele tome a melhor decisão. Isto realmente vai tornar muito mais transparente o jogo”, afirmou.
Além de auxiliar na marcação de impedimentos, o sistema também permitirá melhorias na infraestrutura dos estádios e coleta de dados dos atletas, que serão armazenados e disponibilizados aos clubes. O investimento é custeado pela CBF dentro do contrato firmado com a Genius Sports.
Após o Maracanã, os próximos estádios a receberem a instalação do SAOT serão a Arena do Grêmio, Arena MRV, Allianz Parque, Maião, Arena Fonte Nova e Vila Belmiro. O Maracanã ainda passará por uma nova rodada de testes antes da utilização oficial da tecnologia nas partidas do Brasileirão.