Com inauguração prevista para o primeiro semestre, Autódromo de Chapecó divulga pré-calendário e deve receber grandes competições nacionais a partir de 2026
O empreendimento promete impulsionar o esporte a motor e movimentar a economia regional - Foto: Reprodução O ano começou com grande expectativa para a inauguração do Autódromo de Chapecó, prevista para o primeiro semestre. Com um pré-calendário de competições já divulgado, o empreendimento promete impulsionar o esporte a motor e movimentar a economia regional.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O autódromo recebeu investimento superior a R$ 70 milhões e foi projetado para sediar grandes eventos do automobilismo nacional. Entre as categorias que podem passar pelo circuito estão a Stock Car Pro Series, a SuperBike Brasil e a Fórmula Truck, além de outras competições consolidadas no cenário esportivo brasileiro.
A primeira prova está prevista para abril de 2026, com a realização de uma etapa do Endurance Brasil, seguida pelo Campeonato Sul-Brasileiro de Automobilismo. Em maio, o circuito poderá receber eventos de grande porte, como NASCAR Brasil, Copa Truck, Copa Hyundai HB20, além de Track Days para carros e o Sul-Brasileiro de Motovelocidade.
O calendário definitivo ainda depende da conclusão das obras, da homologação da pista pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e do cronograma oficial das categorias.
Pré-calendário de competições
Abril
Endurance Brasil
Sul-Brasileiro de Automobilismo
Maio
NASCAR Brasil
Copa Truck
Copa Hyundai HB20
Track Day (carros)
Sul-Brasileiro de Motovelocidade
Junho
Campeonato Catarinense de Arrancada
Gold Turismo / Gold Classic
Track Day (carros)
Julho
Race Cup
Track Day (motos)
Arrancada “Leva Tudo Sul”
Regional de Automobilismo
Agosto
Track Day (carros)
Moto 1000 GP
Stock Car Pro
Stock Car Light
Fórmula 4
Turismo Nacional
Setembro
Sul-Brasileiro de Motovelocidade
Race Cup
Marcas & Pilotos 1.4
Regional de Automobilismo
Outubro
Drift SC
Campeonato Brasileiro 1.4
Track Day (motos)
Marcas Brasil Racing
Novembro
Endurance Brasil
H Racing
Track Day (carros)
Curiosidades sobre o Autódromo de Chapecó
O autódromo possui 4.004 metros de extensão, com traçado de velocidade média rápida em sentido horário e diversos pontos de ultrapassagem. O circuito conta com três retas principais, sendo a maior na largada, com 873 metros, além de 12 curvas — sete à direita e cinco à esquerda. O destaque é a curva sete, de alta velocidade, com 517 metros e raio aberto constante.
A largura da pista varia entre 12 e 15 metros, acompanhando a topografia do terreno, com diferença máxima de nível de 18,5 metros. O pit building ficará fora do traçado e contará com 32 boxes, torre de controle, salas de imprensa e transmissão, camarotes e áreas VIP, totalizando 9,3 mil metros quadrados. O projeto prevê ainda a instalação futura de um heliponto.
A pista foi projetada pelo engenheiro alemão e ex-piloto Heinz Jakob Scheuren. A capacidade estimada é de cerca de 30 mil pessoas, com arquibancadas, áreas VIP e estacionamentos com mais de 7 mil vagas.
Localização
O Autódromo de Chapecó está localizado na Linha Cachoeira, a 18,5 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade. O local fica a 10 quilômetros da divisa com o Rio Grande do Sul, a 115 quilômetros do Paraná e a 195 quilômetros da fronteira com a Argentina.