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A partir da quinta-feira, 26, as operações do Aeroporto de Chapecó contarão com mais segurança e eficiência. Com a aprovação do sistema RNP (Required Navigation Performance) junto ao Comando da Aeronáutica, a cabeceira 29 da pista está apta a operar pousos de aproximação por instrumentos (IFR), mecanismo já instituído na cabeceira 11.
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Na prática, o procedimento amplia a capacidade operacional do Aeroporto, principalmente sob condições de baixa visibilidade – como nos casos de neblina e chuva -, diminuindo as taxas de cancelamento em cerca de 50%. Até o momento, os pousos na cabeceira 29 ocorriam apenas por orientação visual, causando restrição em casos de mau tempo.
Operação
O procedimento consiste em um conjunto de regras que orientam o piloto a conduzir a aeronave por instrumentos de bordo e não por referências visuais exteriores. Desta forma, a aproximação da pista ocorre de forma muito mais segura.
No sistema RNP, também devem existir alertas que informem a tripulação caso a aeronave esteja fora dos limites de precisão estabelecidos.
Fonte: Chapecó Online