Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
34 °C
17 °C

Cardeal do Sul do Estado pode substituir o Papa Francisco

Confira a lista com outros catarinenses

Por Redação
25/02/2025 - 12h58
Brasil conta com oito cardeais aptos a serem eleitos novo Papa - Foto: Vatican Media

O estado de saúde do Papa Francisco preocupa a Igreja Católica. Na última segunda-feira, 24 de fevereiro, o Vaticano informou que o pontífice passou por uma noite tranquila e segue em repouso, após ser diagnosticado com insuficiência renal.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Em caso de morte ou renúncia de Francisco, três cardeais catarinenses estarão entre os elegíveis para votar e até serem escolhidos como novo líder da Igreja em um conclave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, o Brasil conta com oito cardeais aptos a serem eleitos papa. No entanto, apenas sete têm direito a voto, já que Dom Raymundo Damasceno Assis, mineiro de 88 anos, ultrapassou o limite de 80 anos para participar da escolha do novo pontífice.

Dom Leonardo Steiner, o cardeal catarinense de Forquilhinha

Natural de Forquilhinha, Leonardo Ulrich Steiner nasceu em 6 de novembro de 1950. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972 e foi ordenado padre em 1978 pelo primo Dom Paulo Evaristo Arns, conhecido por sua atuação contra a ditadura militar no Brasil.

Com formação em Filosofia e Teologia, Steiner atuou como educador e formador religioso, ocupando o cargo de “mestre de noviços”.

Estudou em Roma, onde concluiu mestrado e doutorado em Filosofia, além de exercer a função de secretário-geral do Pontifício Ateneu Antoniano.

Em 2005, foi nomeado bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e ordenado bispo na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Seis anos depois, tornou-se secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e, posteriormente, bispo auxiliar de Brasília.

Em 2019, foi nomeado arcebispo de Manaus, assumindo um papel de destaque na Igreja na Amazônia. Três anos depois, recebeu o título de cardeal-presbítero de São Leonardo de Porto Maurizio, conferido pelo Papa Francisco.

Em 2023, foi eleito presidente do Conselho Indigenista Missionário, reforçando seu compromisso com as causas sociais e indígenas.

Em Santa Catarina ainda tem: Dom João Braz de Aviz, o cardeal catarinense de Mafra e Dom Jaime Spengler, o cardeal catarinense de Gaspar.

O conclave é o processo pelo qual um novo papa é escolhido após a morte ou renúncia do pontífice.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR