Veículo já havia sido flagrado com fumaça e princípio de incêndio horas antes do engavetamento
A investigação apura a responsabilidade do motorista - Foto: Reprodução A carreta que se envolveu em um grave acidente com diversos feridos e atingiu dezenas de veículos no perímetro urbano de Chapecó apresentava falhas no sistema de freios antes do ocorrido. Imagens feitas por motoristas na BR-282, na região de Xaxim, mostram fumaça intensa saindo do rodado traseiro do caminhão, indicando possível superaquecimento ou pane mecânica.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a Polícia Civil, mesmo diante dos sinais evidentes de problemas, o motorista teria seguido viagem. As imagens, que circulam nas redes sociais, reforçam a suspeita de que o condutor já enfrentava dificuldades mecânicas no veículo horas antes do acidente em série.
A investigação apura a responsabilidade do motorista, que pode responder por tentativa de homicídio com dolo eventual — quando há o entendimento de que o condutor assumiu o risco de causar um resultado grave ao manter o caminhão em circulação.
Segundo o delegado Elder de Arruda Chaves, a carreta, carregada com madeira, já havia registrado problemas mecânicos e até princípio de incêndio nas rodas e no sistema de freios. O veículo chegou a ser atendido pelo Corpo de Bombeiros na região de Cordilheira Alta, com apoio de equipes de Xaxim.
Mesmo após o atendimento das equipes de emergência, o motorista teria optado por continuar trafegando pela rodovia, até perder o controle do caminhão no trecho urbano de Chapecó, provocando o acidente que deixou diversos feridos.