Consulta pública sobre critérios de ruído marca nova etapa na certificação do Eve 100, aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical desenvolvida pela Eve Air Mobility
Carro voador da Eve avança na certificação e fica mais perto das primeiras viagens - Foto: Reprodução O processo de certificação do Eve 100, aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) desenvolvida pela Eve Air Mobility, empresa ligada à Embraer, avançou mais uma etapa no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu consulta pública para definir os critérios técnicos de testes de ruído em voo, considerados fundamentais para a futura certificação ambiental e operacional do modelo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A proposta estabelece parâmetros para avaliar o impacto sonoro da aeronave durante as operações. Segundo a Eve, em condições ideais e a cerca de 150 metros de altitude, o ruído emitido pelo veículo pode chegar a aproximadamente 15 decibéis, intensidade comparável a um sussurro.
A certificação de ruído é uma das primeiras regulamentações específicas voltadas aos eVTOLs no país e integra o conjunto de exigências necessárias para que a aeronave seja autorizada a transportar passageiros. A expectativa da empresa é iniciar as operações comerciais ainda nesta década.
O CEO da Eve Air Mobility, Johann Bordais, classificou a iniciativa da Anac como um marco importante para o desenvolvimento do projeto e destacou a atuação da agência na criação de normas voltadas às novas tecnologias da aviação.
Segundo ele, o trabalho conjunto contribui para a introdução segura e responsável da mobilidade aérea urbana elétrica, além de favorecer o alinhamento das regras brasileiras com os padrões regulatórios internacionais.
Interesse internacional
Mesmo antes da certificação, o Eve 100 já desperta interesse do mercado. Na última quarta-feira, 15 de julho, a Eve anunciou um acordo de intenção de compra de 30 aeronaves elétricas pela empresa Moov, que pretende utilizar os veículos em operações de turismo e mobilidade regional em Cabo Verde.
A companhia também participa de discussões com autoridades da aviação civil e representantes da indústria em diversos países para colaborar na criação de normas internacionais voltadas à mobilidade aérea avançada.
Primeiro voo já foi realizado
O desenvolvimento do Eve 100 segue em fase de testes. Em dezembro de 2025, a Eve Air Mobility realizou o primeiro voo do protótipo não tripulado em escala real nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
Com o avanço da certificação junto à Anac e novos acordos comerciais, o projeto brasileiro se aproxima da meta de colocar em operação uma nova geração de aeronaves elétricas voltadas ao transporte urbano e regional.