Temporal causou estragos generalizados e mobiliza todas as frentes de atendimento e recuperação no município
A Administração Municipal reforça que todas as equipes seguem mobilizadas no suporte à população - Foto: Reprodução A Prefeitura de Erechim decretou, neste domingo, 23 de novembro, Situação de Emergência em todo o município após a forte tempestade de granizo acompanhada de chuvas intensas que atingiu a cidade, causando danos significativos em residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e edificações privadas.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O Decreto nº 6.067/2025 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações imediatas de resposta, assistência humanitária, reabilitação dos danos e reconstrução das áreas atingidas.
Entre as medidas previstas, estão o acesso de agentes públicos a residências em situações de risco iminente à vida, o uso temporário de propriedades particulares para ações de socorro — com garantia de indenização posterior — e a dispensa de licitações para a aquisição de bens e serviços essenciais para agilizar as respostas ao desastre.
O decreto também estabelece a possibilidade de convocação de voluntários, campanhas de arrecadação para auxiliar famílias atingidas e abertura de processos de desapropriação em casos de utilidade pública.
Devido aos danos estruturais provocados pelo temporal, as aulas nas Escolas Municipais estão suspensas nesta segunda-feira, 24 de novembro. A medida também vale para as Escolas Estaduais e instituições privadas que possuem vagas adquiridas pelo município.
A Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS) — antiga UPA — localizada na Rua Alemanha, 985, mantém atendimento reforçado no Pronto Atendimento até às 23h, priorizando pacientes feridos em decorrência do evento climático.
O Hospital Santa Terezinha informou que parte dos leitos foi comprometida pela tempestade, resultando na suspensão das cirurgias eletivas previstas para segunda-feira, 24 de novembro. Somente casos de extrema urgência devem ser encaminhados ao hospital no momento. Pacientes classificados como ficha azul, considerados de menor gravidade, não estão sendo atendidos temporariamente, para que a equipe concentre esforços nos casos mais críticos.
A Administração Municipal reforça que todas as equipes seguem mobilizadas no suporte à população e na recuperação das áreas atingidas.