Fenômeno raro de lente gravitacional cria ilusão óptica que lembra um rosto sorridente
Um fenômeno cósmico raro chamou a atenção da comunidade científica e do público em geral. O telescópio espacial Hubble, da Nasa, registrou um aglomerado de galáxias que, pela disposição de suas formas e pela curvatura da luz, parecem compor um rosto sorridente no espaço.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Na imagem, os “olhos” laranja são formados por duas galáxias brilhantes, enquanto um ponto branco lembra um nariz. Já os arcos curvados completam a impressão de um sorriso.
A cena é resultado de um fenômeno astronômico conhecido como lente gravitacional, que ocorre quando a gravidade de um corpo massivo – como um aglomerado de galáxias – curva o espaço-tempo ao redor. Essa distorção dobra a luz de galáxias ainda mais distantes, criando padrões únicos.
No caso registrado, o efeito produziu um anel de Einstein, estrutura circular de luz que reforça a aparência de linhas curvas semelhantes a um sorriso.
Segundo a Nasa, os aglomerados de galáxias estão entre as maiores estruturas do universo, podendo reunir centenas ou milhares de galáxias individuais. Sua gravidade é tão intensa que permite estudar fenômenos distantes e mapear a matéria escura, ainda um dos maiores mistérios da cosmologia.
Fenômenos como esse só podem ser observados em detalhes graças à precisão do telescópio Hubble, que capta imagens sem a interferência da atmosfera terrestre. A combinação de alta resolução e sensibilidade à luz faz com que cenas raras, como o “rosto sorridente” no espaço, sejam possíveis de registrar.
Embora a visão idêntica ao fenômeno captado pelo Hubble seja impossível sem instrumentos avançados, astrônomos amadores podem observar aglomerados brilhantes em céus limpos, longe da poluição luminosa, utilizando telescópios ou até binóculos potentes.