Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
20 °C
16 °C

Pediatra e equipe retiram recém-nascidos de clínica durante terremoto de magnitude 7,4

Bebês estavam no sexto andar de uma unidade neonatal e precisaram ser carregados por profissionais de saúde durante a evacuação de emergência na Colômbia

Por Redação, Portal 49
13/08/2026 - 15h55
Os bebês estavam internados na unidade neonatal - Foto: Reprodução

Um pediatra e outros profissionais de saúde protagonizaram uma operação de emergência para retirar recém-nascidos de uma clínica durante o terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia na segunda-feira, 10 de agosto.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A situação aconteceu na Clínica Pan-Americana de Apartadó, no departamento de Antioquia. Os bebês estavam internados na unidade neonatal, localizada no sexto andar do prédio, quando o tremor começou.

Conforme a intensidade dos movimentos aumentou, médicos e profissionais de enfermagem colocaram em prática o protocolo de emergência da instituição e iniciaram a retirada dos pacientes que precisavam de auxílio.

Entre os profissionais estava o pediatra Germán Somoyar, que foi fotografado carregando recém-nascidos durante a evacuação. As imagens da operação foram compartilhadas nas redes sociais e ganharam repercussão.

Enquanto adultos e crianças maiores conseguiam deixar o prédio por conta própria, os recém-nascidos dependiam integralmente dos profissionais para serem retirados com segurança.

Também havia pacientes com mobilidade reduzida que não puderam ser evacuados imediatamente e permaneceram acompanhados por integrantes das equipes médica e de enfermagem.

Na maternidade e no setor de pediatria, algumas mães ficaram paralisadas pelo medo durante o terremoto. Os profissionais auxiliaram as mulheres e orientaram sobre as rotas de evacuação.

Segundo Somoyar, a operação foi resultado do trabalho conjunto de médicos e profissionais de enfermagem, e não de uma ação individual. A prioridade durante todo o procedimento foi preservar a segurança dos bebês e dos demais pacientes.

Após a evacuação, os recém-nascidos passaram por avaliações. Conforme as informações divulgadas pelas autoridades de saúde, todos os bebês estavam bem e não foram relatadas complicações relacionadas à retirada da unidade.

A operação ocorreu em meio à mobilização de equipes de emergência provocada pelo terremoto, que foi sentido em diferentes regiões da Colômbia.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR