Bebês estavam no sexto andar de uma unidade neonatal e precisaram ser carregados por profissionais de saúde durante a evacuação de emergência na Colômbia
Os bebês estavam internados na unidade neonatal - Foto: Reprodução Um pediatra e outros profissionais de saúde protagonizaram uma operação de emergência para retirar recém-nascidos de uma clínica durante o terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia na segunda-feira, 10 de agosto.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A situação aconteceu na Clínica Pan-Americana de Apartadó, no departamento de Antioquia. Os bebês estavam internados na unidade neonatal, localizada no sexto andar do prédio, quando o tremor começou.
Conforme a intensidade dos movimentos aumentou, médicos e profissionais de enfermagem colocaram em prática o protocolo de emergência da instituição e iniciaram a retirada dos pacientes que precisavam de auxílio.
Entre os profissionais estava o pediatra Germán Somoyar, que foi fotografado carregando recém-nascidos durante a evacuação. As imagens da operação foram compartilhadas nas redes sociais e ganharam repercussão.
Enquanto adultos e crianças maiores conseguiam deixar o prédio por conta própria, os recém-nascidos dependiam integralmente dos profissionais para serem retirados com segurança.
Também havia pacientes com mobilidade reduzida que não puderam ser evacuados imediatamente e permaneceram acompanhados por integrantes das equipes médica e de enfermagem.
Na maternidade e no setor de pediatria, algumas mães ficaram paralisadas pelo medo durante o terremoto. Os profissionais auxiliaram as mulheres e orientaram sobre as rotas de evacuação.
Segundo Somoyar, a operação foi resultado do trabalho conjunto de médicos e profissionais de enfermagem, e não de uma ação individual. A prioridade durante todo o procedimento foi preservar a segurança dos bebês e dos demais pacientes.
Após a evacuação, os recém-nascidos passaram por avaliações. Conforme as informações divulgadas pelas autoridades de saúde, todos os bebês estavam bem e não foram relatadas complicações relacionadas à retirada da unidade.
A operação ocorreu em meio à mobilização de equipes de emergência provocada pelo terremoto, que foi sentido em diferentes regiões da Colômbia.