Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
24 °C
8 °C

Verão inicia com promessa de calor intenso

Temperaturas devem ficar acima da média em todo o período, segundo a Defesa Civil

Por Poliana Peri
22/12/2023 - 08h31.Atualizada em 22/12/2023 - 08h36
Verão será de temperaturas elevadas - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 22 de dezembro, às 00h27, o verão iniciou no Hemisfério Sul. O principal combustível para as chuvas da estação é a combinação de calor e umidade, que dá origem a pancadas de chuva e temporais com raios entre as tarde e noites. 

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O verão é a estação do ano com maior número de ocorrências chuvas intensas, enxurradas e deslizamentos, sendo os desastres que mais impactam em termos de danos e prejuízos, número de afetados e número de mortes no Estado de Santa Catarina. Já as ocorrências associadas a tempestades severas com vendavais e granizo tendem a diminuir em relação à primavera..

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alem disso, no verão são observadas as maiores temperaturas do ano e sensação térmica elevada já durante as manhãs. Nessa estação, ondas de calor com duração de vários dias são mais frequentes, geralmente associadas a baixos valores de umidade relativa do ar.

Previsão para a estação

No verão de 2023/2024, o fenômeno El Niño seguirá ativo, mas sua influência se dará principalmente nas temperaturas, que devem ficar acima da média em todo o período. Em termos de precipitação, o padrão médio deve ser diferente entre os meses: em janeiro as chuvas tendem a ficar dentro a abaixo do normal, já em fevereiro são esperados volumes próximos da neutralidade.

Entretanto, devido à característica das chuvas de verão, pontualmente podem ser registrados altos volumes, superando a climatologia. Em março, com a transição gradativa do verão para o outono, as chuvas tendem a ficar dentro a acima da média. Dados são da Defesa Civil de Santa Catarina. 

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR