Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
23 °C
17 °C

Eleições na França tem vitória histórica da extrema direita no primeiro turno

Bloco centrista do presidente Emmanuel Macron obteve apenas 20% dos votos, contra 33% do partido de Marine Le Pen

Por Redação
01/07/2024 - 15h02.Atualizada em 01/07/2024 - 15h02
França se prepara para votar nas eleições parlamentares enquanto as pesquisas apontam para um possível impasse - Foto: Reuters

O partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, obteve ganhos históricos para vencer o primeiro turno das eleições parlamentares da França, mas o resultado dependerá de dias de construção de alianças antes da corrida para votos na próxima semana.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O RN e aliados tiveram 33% dos votos, seguidos por um bloco de esquerda com 28%, e os centristas do presidente Emmanuel Macron com apenas 20%, segundo mostraram resultados oficiais do Ministério do Interior nesta segunda-feira, 1º de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse foi um grande revés para Macron, que convocou eleições antecipadas depois que sua chapa foi derrotada pelo RN nas eleições para o Parlamento Europeu no mês passado.

Mas se o RN, anti-imigrante e eurocético, conseguirá formar um governo, vai depender da rodada decisiva da próxima semana e do sucesso com que outros partidos conseguirão frustrar Le Pen ao se unirem em torno dos candidatos rivais mais bem colocados em círculos eleitorais por toda a França.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR