Janice Zanella, da Embrapa Suínos e Aves, é a única da instituição citada em ranking internacional sobre ciência e políticas públicas
Janice Zanella atua na Embrapa Suínos e Aves desde 1997 - Foto: Reprodução A pesquisadora Janice Reis Ciacci Zanella, de Concórdia, figura entre os 107 cientistas brasileiros mais influentes em decisões globais, segundo relatório divulgado pela Agência Bori em parceria com a Overton, plataforma internacional especializada na relação entre ciência e políticas públicas.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O levantamento considerou menções em documentos estratégicos, relatórios técnicos e pareceres utilizados por governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil. Janice é a única representante da Embrapa a integrar o ranking.
Entre 2019 e 2025, os trabalhos dos pesquisadores brasileiros citados embasaram mais de 33,5 mil documentos de políticas públicas. Nesse período, Janice contabilizou 46 publicações científicas e mais de 5 mil citações, especialmente nas áreas de saúde única e pesquisas sobre influenza, em parceria com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
Médica veterinária, mestre e PhD, Janice Zanella atua na Embrapa Suínos e Aves desde 1997, sendo referência em sanidade animal. Participou de mais de 30 projetos de virologia em suínos e aves, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 50 metodologias e práticas inovadoras que fortaleceram o status sanitário da suinocultura e avicultura brasileiras.
Ela também coordenou o Programa de Erradicação da Doença de Aujeszky em Santa Catarina, premiado quatro vezes e fundamental para que o Estado alcançasse condições sanitárias de exportação de carne suína para mercados exigentes como Japão e Estados Unidos.