Condutor foi preso por homicídio tentado com dolo eventual
Colisão na Avenida Fernando Machado envolveu 12 veículos e deixou 20 pessoas feridas - Foto: Reprodução O delegado da Polícia Civil, Elder Arruda Chaves, falou sobre a prisão do condutor do caminhão envolvido no grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira, 30 de janeiro, na Avenida Fernando Machado, em Chapecó. A colisão de grandes proporções envolveu 12 veículos e deixou 20 pessoas feridas, sendo três em estado grave, porém sem risco iminente de morte.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com o delegado, as investigações apontaram que o caminhão já apresentava problemas mecânicos antes de chegar ao município. Entre Xaxim e Cordilheira Alta, o veículo teria registrado falhas no sistema de freios e nas rodas, além de um princípio de incêndio. O Corpo de Bombeiros das duas cidades foi acionado e realizou o atendimento no local.
Após a situação ser controlada, conforme a Polícia Civil, o motorista deveria ter interrompido o trajeto. No entanto, ele optou por seguir viagem até Chapecó e ingressou no perímetro urbano, onde, pouco depois, perdeu o controle do caminhão e colidiu com diversos veículos na Avenida Fernando Machado.
O delegado informou ainda que o condutor alegou, de forma informal, que teria estacionado o caminhão nas proximidades da Caixa Econômica Federal, desligado o veículo e tentado contato com o proprietário da carga — que era de madeira — quando o caminhão teria descido de forma desgovernada. Essa versão, no entanto, não foi confirmada pela investigação.
Segundo Elder Arruda Chaves, foi constatado que o caminhão estava sem freios e com as rodas severamente danificadas em razão do incêndio ocorrido anteriormente, fator que teria ocasionado o acidente. Diante dos fatos, foi lavrado auto de prisão em flagrante contra o condutor pelo crime de homicídio tentado, na modalidade de dolo eventual, considerando que ele assumiu o risco ao continuar dirigindo o veículo mesmo ciente das condições mecânicas inadequadas.