Ação conjunta cumpriu 10 ordens judiciais e desarticulou grupo investigado por crimes violentos e tráfico de drogas
As forças de segurança de Xanxerê deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 08 de outubro, a operação “Adsumus”, resultado de uma investigação conduzida pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ação contou com o apoio da Polícia Civil — incluindo equipes da operação Protetor, delegacias da Regional, Comarca e DPCAMI de Xanxerê, além da Comarca de Xaxim e do SAER-Fron de Chapecó — e do 30º Batalhão da Polícia Militar.
Ao todo, foram cumpridas 10 ordens judiciais, sendo quatro prisões preventivas, uma internação de adolescente e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lourdes e São Romero.
As investigações começaram em maio deste ano, quando a Polícia Civil identificou um grupo de jovens envolvidos com tráfico e associação ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e tortura. Durante o inquérito, os agentes apreenderam vídeos gravados pelos próprios suspeitos, mostrando sessões de tortura com agressões violentas e ameaças armadas.
Com base nas provas reunidas, a Justiça decretou a prisão dos envolvidos, todos com 19 anos, além da internação de um adolescente de 17 anos. Nas buscas, foram apreendidos roupas, um chapéu e objetos usados nas agressões.
Segundo a Polícia Civil, a operação reforça o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado e garantir a segurança da comunidade xanxerense.