Ação cumpriu mandados em cinco cidades de Santa Catarina e resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de armazenar material ilícito
As investigações seguem em andamento - Foto: Reprodução A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Conatus com o objetivo de combater crimes relacionados ao armazenamento, compartilhamento e divulgação de arquivos contendo material ilícito na internet.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em cinco cidades de Santa Catarina: Chapecó, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Joinville e Lages. Além disso, as equipes também cumpriram um mandado de prisão preventiva em Biguaçu.
Durante o cumprimento de um dos mandados de busca, em Biguaçu, a PF prendeu um homem em flagrante, após constatar que ele armazenava arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil.
As investigações seguem em andamento e buscam identificar outros possíveis envolvidos em crimes ligados ao armazenamento, compartilhamento e divulgação de material dessa natureza.
A Polícia Federal reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a importância da orientação e do acompanhamento das atividades online de crianças e adolescentes. Segundo a corporação, conversar abertamente sobre os riscos da internet, ensinar o uso seguro das redes sociais e observar mudanças comportamentais — como isolamento repentino ou sigilo excessivo sobre uso de celular e computador — são medidas essenciais para prevenir situações de risco.
A PF segue monitorando ambientes virtuais e intensificando ações de combate a crimes dessa natureza em todo o país.