Pesquisa aponta que João Rodrigues lidera apenas no Oeste, única região onde supera o atual governador
A disputa regional ganha relevância pelo fato de ambos os nomes terem forte ligação com o Oeste - Foto: Reprodução O levantamento eleitoral realizado pelo Grupo ND/Neokemp revelou que há apenas uma região de Santa Catarina onde o governador Jorginho Mello (PL) não aparece na liderança das intenções de voto para o governo do estado em 2026: o Oeste.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a análise segmentada por regiões, os eleitores do Oeste mostram um cenário mais equilibrado. No primeiro quadro pesquisado, João Rodrigues (PSD) lidera com 38,3% das intenções de voto, enquanto Jorginho Mello registra 29%. No segundo cenário, a vantagem do prefeito de Chapecó aumenta: Rodrigues aparece com 49,2% e Jorginho, com 33,2%.
A disputa regional ganha relevância pelo fato de ambos os nomes terem forte ligação com o Oeste: João Rodrigues é prefeito de Chapecó e Jorginho Mello é natural de Ibicaré, no Meio-Oeste.
No panorama estadual geral, o primeiro cenário apresenta Jorginho Mello com 41,5% das intenções de voto, seguido por João Rodrigues (19%), Décio Lima (PT) com 14%, Adriano Silva (Novo) com 8,2% e Afrânio Boppré (Psol) com 3,6%. Entre os entrevistados, 10% não souberam responder e 3,7% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
No segundo cenário, o governador amplia sua vantagem: Jorginho alcança 46,3%, João Rodrigues aparece com 24,4%, Fabiano da Luz (PT) soma 9,7% e Afrânio Boppré, 5,4%. Outros 8,9% não souberam responder e 5,3% declararam voto branco ou nulo.
A pesquisa foi realizada nos dias 1º e 2 de dezembro, com metodologia quantitativa, aplicando 1.008 entrevistas em 95 municípios catarinenses. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro, de 3,1 pontos percentuais. Os entrevistados foram 51,3% mulheres e 48,7% homens, com maior presença de pessoas entre 45 e 59 anos. A região mais representada foi o Vale do Itajaí (26,7%), seguida pelo Oeste (19,1%), Norte (18,4%), Grande Florianópolis (17%), Sul (13,6%) e Serra (5,1%).