Decisão foi tomada de forma unânime pela executiva estadual do partido, que também orientou filiados a deixarem cargos no governo estadual
O partido anunciou que irá abrir diálogo com outras legendas que compartilhem princípios, valores e ideais semelhantes aos do MDB - Foto: Reprodução O Movimento Democrático Brasileiro de Santa Catarina (MDB-SC) decidiu romper oficialmente com a base do governo do governador Jorginho Mello (PL) e iniciar a construção de um projeto próprio para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026. A decisão foi tomada de forma unânime na noite desta segunda-feira, 26 de janeiro, durante reunião do diretório estadual realizada no Hotel Castelmar, em Florianópolis.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Durante o encontro, a executiva estadual definiu que o partido passará a trabalhar na formação de uma candidatura própria ao Executivo catarinense, alinhada aos anseios da sociedade e em consonância com os 60 anos de história, legado e conquistas do MDB em Santa Catarina.
Além da definição pela candidatura própria, o partido anunciou que irá abrir diálogo com outras legendas que compartilhem princípios, valores e ideais semelhantes aos do MDB, com o objetivo de construir convergências políticas consideradas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento do Estado.
Outro encaminhamento aprovado foi a orientação para que filiados do MDB se desvinculem dos cargos que atualmente ocupam no Governo do Estado, marcando oficialmente a saída da sigla da estrutura administrativa da gestão Jorginho Mello.
Apesar do rompimento no Executivo, o MDB-SC afirmou que seguirá apoiando, no âmbito do Poder Legislativo, projetos que sejam de interesse de Santa Catarina e da população, mantendo, segundo o partido, uma postura de responsabilidade institucional.
A decisão do MDB altera o cenário político catarinense e antecipa movimentações importantes visando a disputa eleitoral de 2026.