Ministro do STF ordena que ex-presidente seja levado da Superintendência da PF à “Papudinha”, no Distrito Federal
Bolsonaro preso na sede da Polícia Federal, em Brasília - Foto: Brenno Carvalho O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal em Brasília para uma unidade do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. A decisão foi tomada no âmbito do cumprimento da pena imposta a Bolsonaro, que soma 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2025.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo as primeiras informações divulgadas pela imprensa, Bolsonaro deverá ser custodiado em uma Sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido popularmente como “Papudinha”, dentro da área do complexo prisional. A mudança ocorre após período em que o ex-presidente estava na Superintendência da PF em Brasília.
A transferência foi determinada pelo ministro Moraes no contexto dos desdobramentos da execução da pena, depois que recursos apresentados pela defesa foram rejeitados e a corte reafirmou a validade das condenações.
A unidade da Papuda à qual Bolsonaro será levado é usada para a custódia de presos em condições diferenciadas e também abriga outros condenados da mesma operação, como ex-integrantes do governo e aliados políticos.
Até o momento, não há informações oficiais sobre a data exata da transferência, nem sobre eventuais medidas de segurança ou escolta que serão adotadas em razão da mudança de local de custódia. A ação está sendo acompanhada e atualizações devem ser divulgadas à medida que novas decisões forem tomadas pela Justiça.