Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
28 °C
19 °C

Presidente do Paraguai renuncia em meio a crise bancária e processo de impeachment

Santiago Peña anunciou a saída do cargo nesta quinta, 05 de novembro, após perder apoio político em meio ao colapso do Ueno Bank

Por Redação, Portal 49
05/11/2026 - 17h23
Câmara dos Deputados aprovou a abertura de um processo de destituição por unanimidade - Foto: Reprodução

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou nesta quinta-feira, 05 de novembro, que deixará o comando do país, em meio a uma grave crise política e financeira. A decisão foi comunicada em um vídeo publicado nas redes sociais e formalizada por meio de uma carta encaminhada ao Congresso Nacional.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A renúncia ocorreu enquanto parlamentares discutiam a abertura de um processo de impeachment contra o chefe do Executivo. Pouco depois do anúncio, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, com 78 votos favoráveis, o avanço do processo de destituição, que seguiu para análise do Senado.

Na manifestação pública, Peña afirmou que tomou a decisão em nome da estabilidade nacional, da paz social e da preservação das instituições democráticas. O presidente também pediu desculpas à população e demonstrou preocupação com os paraguaios que tiveram suas economias comprometidas pela crise bancária.

A saída do mandatário está relacionada ao colapso do Ueno Bank, instituição financeira que foi alvo de intervenção do Banco Central paraguaio após a identificação de problemas de solvência. O episódio deixou milhões de clientes sem acesso imediato às contas e provocou manifestações populares no país.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR