Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
34 °C
18 °C

TSE marca para quinta-feira julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

Recurso no Tribunal Superior Eleitoral apura suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022

Por Redação, Portal 49
29/01/2026 - 08h57
Jorge Seif foi eleito senador em 2022 com quase 1,5 milhão de votos - Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima quinta-feira, 05 de fevereiro, o julgamento de um recurso ordinário eleitoral que pode resultar na cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). A ação investiga a suspeita de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O processo foi apresentado pela coligação estadual “Bora Trabalhar”, formada por União Brasil, PSD e Patriota, e conta com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. O julgamento estava inicialmente previsto para 2024, mas acabou sendo adiado para aprofundamento das investigações.

À época, ainda faltavam informações consideradas relevantes pela Corte, como prefixos de aeronaves e registros de decolagens em aeroportos citados pela acusação, supostamente utilizadas durante o período eleitoral.

Durante o julgamento, os ministros do TSE poderão decidir pela absolvição, pela perda do mandato ou, em um cenário alternativo, pela realização de novas eleições para o cargo. Jorge Seif foi eleito senador em 2022 com quase 1,5 milhão de votos, superando o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) e outros concorrentes.

Em nota, o senador afirmou receber a marcação do julgamento “com serenidade” e destacou que o caso já foi analisado duas vezes em Santa Catarina, com absolvição unânime. Seif também declarou que as diligências determinadas pelo TSE em Brasília “não encontraram qualquer irregularidade”.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR