Menina de nove anos foi encontrada a 5,5 km do ponto inicial das buscas no Rio Chapecozinho
Com a localização da criança, a ocorrência é oficialmente encerrada - Foto: Reprodução O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina localizou, na tarde deste domingo, 11 de janeiro, o corpo da criança de nove anos que estava desaparecida no Rio Chapecozinho, em Xanxerê. A menina havia desaparecido junto com a mãe no dia 1º de janeiro, e as buscas se estendiam há quase duas semanas.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O corpo foi encontrado por volta das 14h40, a aproximadamente 5,5 quilômetros do ponto inicial das buscas, em uma área de difícil acesso. As equipes retomaram os trabalhos logo no início da manhã, com um planejamento estratégico que incluiu o uso de embarcação, aproveitando o nível mais baixo do rio.
De acordo com os bombeiros, o foco da operação foi a verificação de pontos de remanso, locais onde há acúmulo de galhos e possíveis indícios, como odores fortes. A navegação apresentou alta complexidade técnica, especialmente devido à presença de quedas d’água ao longo do percurso.
O plano inicial previa a varredura de cerca de nove quilômetros do rio. No entanto, antes da última queda d’água que antecede a PCH Salto Voltão, os bombeiros identificaram um remanso com forte odor, o que motivou uma busca detalhada pelas margens até a confirmação da localização do corpo da criança.
Em razão do terreno extremamente íngreme, foi necessário solicitar apoio adicional do 14º Batalhão de Bombeiros Militar. A operação de retirada teve início por volta das 17h e exigiu a montagem de sistemas de redução de força para o resgate em ribanceira. A extração do corpo foi concluída às 18h40, encerrando um trabalho que durou mais de 12 horas ininterruptas neste domingo.
O caso teve início no primeiro dia do ano, quando mãe e filha desapareceram nas águas do Rio Chapecozinho. No último sábado, 03 de janeiro, o corpo da mulher foi localizado a cerca de 10 quilômetros do ponto do acidente, após uma complexa operação com apoio aéreo do SAER e atuação integrada do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Defesa Civil.
Com a localização da criança, a ocorrência é oficialmente encerrada, e os procedimentos legais seguem sob responsabilidade dos órgãos competentes. As autoridades destacam o trabalho técnico e integrado das equipes envolvidas durante toda a operação de busca.