Equipamentos em Xanxerê, Abelardo Luz, São Domingos e Passos Maia vão aprimorar a detecção de cheias e eventos climáticos extremos
O objetivo é aprimorar a precisão das informações e garantir mais agilidade na emissão de alertas - Foto: Reprodução A Defesa Civil de Santa Catarina concluiu nesta terça-feira, 07 de outubro, a instalação de uma nova estação hidrometeorológica no município de Xanxerê, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, sobre a ponte do Rio Xanxerê. A iniciativa faz parte da ampliação da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico Estadual, em parceria com os municípios.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Nos próximos dias, novas estações também serão instaladas em Abelardo Luz, São Domingos e Passos Maia, fortalecendo a capacidade de monitoramento e resposta a desastres naturais em toda a região Oeste do Estado.
Os equipamentos contam com tecnologia capaz de medir, em tempo real, a quantidade de chuva e o nível dos rios. Além disso, possuem réguas físicas, sistemas de medição de vazão, câmeras de segurança e alarmes. Todos os dados coletados são disponibilizados ao público no site da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, o objetivo é aprimorar a precisão das informações e garantir mais agilidade na emissão de alertas para eventos extremos.
“Esse trabalho garante informações mais precisas para emitir alertas preventivos, permitindo que os municípios estejam mais preparados para enfrentar eventos climáticos extremos e proteger a população”, destacou Peri.
Com esse investimento, o Governo de Santa Catarina reforça o compromisso com a segurança das comunidades e consolida o Estado como referência nacional na prevenção e gestão de desastres climáticos.