Instabilidade predomina no estado, com destaque para o Grande Oeste, que terá temperaturas próximas dos 30°C e chance de trovoadas isoladas até quarta-feira
A semana começa com tempo instável em Santa Catarina, especialmente no Grande Oeste, onde a segunda-feira, 19 de maio, será marcada por variação de nuvens, calor e possibilidade de pancadas de chuva isoladas com trovoadas entre a tarde e a noite.
Apesar da instabilidade, o risco para alagamentos pontuais é considerado baixo. As temperaturas continuam elevadas na região, podendo chegar perto dos 30°C.
Na terça-feira, 20, a aproximação de uma nova frente fria entre o norte do RS e SC aumenta as condições para chuvas e temporais isolados desde a madrugada, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Durante a tarde e noite, as pancadas de chuva se espalham para as demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e danos à rede elétrica.
A quarta-feira, 21, segue com tempo instável em todo o estado, com maior chance de temporais no Litoral. No entanto, o Extremo Oeste segue como a região mais quente, com máximas próximas de 27°C, enquanto nas demais áreas os termômetros não passam dos 24°C.
Na quinta-feira, 22, mesmo com o afastamento da frente fria para o mar, o fluxo de calor e umidade mantém o tempo instável, com pancadas de chuva e possibilidade de temporais em todas as regiões catarinenses.
Já na sexta-feira, 23, a instabilidade perde força, mas o tempo continua úmido e com possibilidade de chuva ocasional no Litoral, devido à circulação marítima.
A orientação da Defesa Civil é para que moradores, principalmente do Oeste e áreas de divisa com o RS, acompanhem os alertas meteorológicos e redobrem os cuidados durante as trovoadas e pancadas de chuva.