Telhas e placas de cobertura foram arrancadas e acabaram sobre a via pública.
Forte chuva acompanhada de ventos atingiu Chapecó e provocou danos em imóveis - Foto: Reprodução Um forte temporal atingiu Chapecó, nesta quinta-feira, 08 de outubro, provocando estragos em diferentes pontos do município.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre os danos registrados estão destelhamentos de imóveis, com placas de fibrocimento, conhecidas popularmente como brasilites, sendo arrancadas pela força do vento. Parte do material acabou caindo e ficando espalhada pela rua, exigindo atenção de motoristas e pedestres.
Imagens registradas após a passagem da tempestade mostram a dimensão da força dos ventos e os danos provocados nas coberturas.
O temporal já era previsto pelos órgãos de monitoramento meteorológico. A Epagri/Ciram alertou para a possibilidade de temporais isolados em Santa Catarina nesta quinta-feira, acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo. Segundo a previsão, os temporais começaram pelo Oeste e Sul do Estado e avançariam para outras regiões ao longo do dia. CCIRAM
O Inmet também mantinha alerta de tempestade para Chapecó, com previsão de chuva intensa e ventos que poderiam chegar a 100 km/h, além da possibilidade de granizo. OO Tempo
Estragos e atenção nas ruas
Com a força do vento, materiais de cobertura foram arrancados de imóveis e lançados para a via pública. Além dos riscos de acidentes, estruturas danificadas podem oferecer perigo mesmo depois que a chuva diminui.
A orientação é para que moradores evitem permanecer próximos a estruturas danificadas, árvores, postes e fiações elétricas.
A Defesa Civil de Chapecó pode ser acionada pelo telefone 199 em situações de risco ou emergência.
Até o momento, não há um balanço oficial consolidado de todos os danos provocados pelo temporal em Chapecó. O número de imóveis atingidos e eventuais ocorrências atendidas pelas equipes pode aumentar à medida que os chamados forem registrados.
Temporal deve continuar sendo monitorado
A previsão indica que as condições de instabilidade permanecem na região. A Epagri/Ciram prevê novos períodos de temporais entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (9), especialmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense, com possibilidade de chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo.
Moradores devem permanecer atentos aos alertas meteorológicos e evitar áreas abertas durante a ocorrência de raios e ventos fortes.