Ciclone extratropical deve provocar chuva intensa, ventos fortes e granizo em várias regiões do estado
A Defesa Civil classifica o risco como alto a muito alto para destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas - Foto: Defesa Civil A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta máximo para a ocorrência de temporais a partir desta sexta-feira, 07 de novembro, em todo o estado. A instabilidade será provocada pela formação de um ciclone extratropical entre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil, com previsão de chuva intensa e ventos fortes até o sábado, 08 de novembro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O fenômeno deve atingir primeiro as regiões próximas ao Rio Grande do Sul, ainda pela manhã de sexta. Ao longo do dia, as tempestades ganham força no Grande Oeste e nos Planaltos, onde há maior risco de ocorrências severas.
Entre o fim da tarde e a noite, as chuvas fortes se estendem para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais e possibilidade de granizo.
A Defesa Civil classifica o risco como alto a muito alto para destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas. Em alguns pontos, as rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h, e há possibilidade de chuva volumosa em curtos períodos.
O órgão recomenda que a população reforce a segurança de telhados, evite áreas abertas durante as tempestades e não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.