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Bombeiro Militar de SC tem a primeira mulher piloto de avião da Segurança Pública do Estado

Para pilotar o avião Carajá, que é multimotor, ela participou de uma qualificação do BOA

Por Redação
07/03/2024 - 08h32.Atualizada em 07/03/2024 - 08h34
Foto: Secom

A 1ª Tenente Fernanda Corrêa Reck, que atua no Batalhão de Itajaí, é a primeira oficial bombeira militar, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), habilitada como piloto de avião multimotor. Ela realizou curso inicial de piloto privado (PP) particular e para pilotar o avião Carajá, que é multimotor, ela participou de mais uma qualificação sob instrução dos capitães Fábio Fraga e Álvaro Luiz Bilher Júnior, ambos do BOA.

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Por ser uma Unidade Aérea Pública (UAP) operada por aviões multimotores, foi necessário cumprir as exigências do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) número 61, cuja ementa é: “licenças, habilitações e certificados para pilotos”, para conceder a habilitação de avião multimotor terrestre.

Após o cumprimento dos treinamentos regulamentares previstos, a tenente Reck concluiu a fase inicial para os voos das aeronaves Asa Fixa. 

Sobre a Tenente Reck

Há 10 anos no CBMSC a tenente Reck sabia que a atividade com as aeronaves era algo complexo, porém foi estimulada a se aproximar cada vez mais. E em abril de 2022 iniciou o processo de formação. “Por estar um pouco mais próxima da atividade, fiquei curiosa sobre os aspectos que envolvem a aviação. Após comentar com alguns amigos, fui motivada por eles e por alguns familiares a procurar um voo experimental, acabei saindo de lá matriculada no curso”, conta.

“Com o apoio dos meus comandantes iniciei o voo prático de multimotor no BOA no dia 14 de agosto de 2023, de modo a encerrar o estágio alfa, seguindo o programa de treinamento interno do batalhão. A minha dificuldade principal foi conciliar as idas para Florianópolis, para fazer as horas de voo, com o trabalho e a rotina em outra cidade que não podem parar”, complementa. “Já em relação à aeronave, foi a adaptação à aeronave multimotor, que requer mais ações e mais precisão do que o monomotor da escola em que me formei”, explica.

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