O volume diminui em relação a outubro
A previsão da Epagri/Ciram para os próximos três meses indica que em novembro a chuva será frequente em Santa Catarina, mas o volume diminui em relação a outubro. Em dezembro e janeiro a chuva ocorre de forma mais irregular, como é característica de verão.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No mês de novembro a média mensal de chuva deve variar de 130 a 180 mm no Estado – em outubro, somente na primeira quinzena, os totais ficaram acima de 300mm em boa parte das localidades do Meio Oeste ao Litoral. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.
A meteorologista da Defesa Civil do Estado, Gilsânia Cruz, prevê que o trimestre será quente, com temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. “Em novembro a temperatura sobe pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente, e ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Já para os meses de dezembro e janeiro a previsão é de temperaturas mais altas, com dias consecutivos acima de 30ºC”, afirma ela.