Ruas alagadas e postos de saúde interditados são alguns dos muitos problemas enfrentados nesta quinta-feira, 16
A chuva persistente que caiu na madrugada e tem continuado na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro, deixou diversos pontos de Balneário Camboriú, Itajaí e Camboriú alagados.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As cidades amanheceram com um verdadeiro caos no trânsito, com motoristas e pedestres tentando arriscar passar em meio à água que acumulou nas ruas e às margens da BR-101. Postos de saúde tiveram de ser interditados em Itajaí por conta de infiltrações.
No começo da manhã, o município portuário registrou 41 milímetros de chuva em apenas uma hora — o maior volume de todo o Estado, conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina.
O acumulado da madrugada foi de 102 milímetros. Já a “Dubai brasileira” teve quase 60 milímetros desde o começo da madrugada. Tanta precipitação em curto espaço de tempo gerou os alagamentos em diferentes avenidas e ruas.
Moradores relatam, por exemplo, dificuldades em chegar ao trabalho por conta da chuva intensa. A Avenida Osvaldo Reis, um dos acessos às cidades, está completamente embaixo d’água.
A secretária de Saúde de Itajaí, Mylene Lavado, informou que nos postos Nossa Senhora das Graças, Rio Bonito e no Cepics goteiras têm dificultado os atendimentos. Uma equipe de manutenção foi acionada de forma emergencial.
Em Balneário Camboriú os pontos mais críticos são monitorados pela Defesa Civil e Guarda de Trânsito, como a Avenida Martin Luther, Avenidas das Flores, Avenida Santa Catarina e ruas Israel, São Paulo, Síria e Azulão.
Uma família precisou deixar a casa às pressas na Rua Picapau. A Avenida Panorâmica foi bloqueada. As Defesas Civis estão atuando e a principal orientação é evitar sair enquanto a situação não estiver controlada. A previsão é que a chuva diminua nas próximas horas.
Um vídeo mostra carros quase submersos na marginal de acesso a Balneário Camboriú na saída 131 da BR-101. A Polícia Rodoviária Federal confirmou o cenário e disse que o alagamento atinge os dois sentidos no Km 130.
“Em alguns pontos, a água começou a invadir a pista principal. O trânsito ainda flui na pista principal, mas a PRF orienta os motoristas a redobrarem a atenção e, se possível, evitar aquele trecho de rodovia”, escreveu a corporação.
Bombeiros foram acionados para retirar pessoas de dentro de carros ilhados no Centro da cidade, além de uma idosa no interior de uma residência em Camboriú.