Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
32 °C
16 °C

Com reforço de policiais, bombeiros e tecnologia, Santa Catarina inicia Operação Estação Verão

Campanha Estação Verão 2026 aposta na segurança, prevenção e integração para consolidar SC como destino turístico preparado e seguro

Por Redação, Portal 49
19/12/2025 - 08h48
Campanha Estação Verão 2026, que marca oficialmente o início da alta temporada turística no estado - Foto: Reprodução

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), lançou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, em Itajaí, no Litoral Norte, a campanha Estação Verão 2026, que marca oficialmente o início da alta temporada turística no estado. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e reúne um conjunto de ações preventivas e operacionais voltadas à segurança, infraestrutura e oferta de serviços essenciais durante o período de maior fluxo de visitantes.

Com o tema “Santa Catarina: Mergulhe no ritmo do verão e viva a experiência”, a campanha busca consolidar a imagem do estado como um destino seguro, organizado e preparado, por meio de um planejamento integrado que envolve forças de segurança, Corpo de Bombeiros Militar, Casan, Celesc e Procon.

Durante o lançamento, o governador destacou a expectativa de aumento no número de turistas nacionais e internacionais e reforçou que a segurança pública é um dos principais diferenciais de Santa Catarina.

“Todos os brasileiros sabem que vir para Santa Catarina é sinônimo de segurança. Estamos preparadíssimos com todas as forças policiais para dar tranquilidade às famílias. Essa marca de estado mais seguro do país nós vamos preservar”, afirmou Jorginho Mello.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, o planejamento da temporada foi estruturado ao longo de todo o ano. “As forças de segurança estão preparadas para oferecer tranquilidade tanto aos catarinenses quanto aos visitantes de outros estados e países”, destacou.

Operação Estação Verão

A principal frente de atuação preventiva é a Operação Estação Verão 2025/2026, conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 22 de fevereiro de 2026. A operação mobiliza 2.053 guarda-vidas distribuídos em 429 postos ao longo do litoral e em áreas de água doce.

A estrutura conta com dois helicópteros, 52 motos aquáticas, 134 viaturas, 158 embarcações, 35 quadriciclos e três aviões, além do apoio de Guarda-Vidas Civis Voluntários. O investimento do Governo do Estado garantiu um aumento de 10% nos recursos destinados à contratação desses profissionais.

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, ressaltou a importância da prevenção. “Buscar locais próximos aos postos de guarda-vidas e respeitar a sinalização é fundamental para que a temporada seja de alegria, e não de tragédia”, afirmou.

Policiamento reforçado

A Polícia Militar de Santa Catarina intensificou o policiamento preventivo nas regiões litorâneas, com reforço de efetivo local, apoio de policiais de outras regiões e a incorporação de 328 novos soldados, formados no dia 19 de dezembro. Com isso, mais de 500 policiais por dia atuarão exclusivamente no reforço da operação.

Haverá policiais bilíngues, uniformes adaptados ao verão e atuação em balneários, rodovias estaduais, áreas ambientais e operações especializadas do BOPE e do Choque.

“Nós vamos operar em 28 cidades balneárias e 26 cidades em instâncias hidrominerais”, destacou o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes.

A Polícia Civil de Santa Catarina também reforça a operação com 690 policiais adicionais em cidades do litoral. Ao todo, 1.580 profissionais estarão mobilizados em 30 municípios, com apoio de 469 viaturas. O investimento supera R$ 8 milhões e inclui o projeto Verão Seguro, que distribui pulseiras de identificação para crianças.

Estrutura pericial e tecnologia

A Polícia Científica integra a operação com atendimento pericial reforçado em todo o litoral. São 10 unidades mobilizadas, com 396 servidores atuando 24 horas por dia. A instituição utiliza tecnologias como scanners 3D, drones, tablets multiespectrais e microscópios eletrônicos.

“Temos equipamentos de ponta e equipes treinadas para dar respostas rápidas, fortalecendo toda a cadeia da segurança pública”, afirmou a perita-geral Andressa Bôer Fronza.

A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, destacou que o planejamento integrado é essencial para o sucesso da temporada. Já o prefeito de Itajaí, Robson Coelho, comemorou a escolha da Praia Brava para o lançamento e afirmou que a expectativa é de uma das melhores temporadas da história, com impacto positivo na economia local.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR