Sistema de baixa pressão provoca instabilidade, com risco moderado a alto para alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas
Santa Catarina entrou em alerta amarelo para temporais isolados - Foto: Reprodução Santa Catarina entrou em alerta amarelo para temporais isolados, porém distribuídos por todo o estado, nesta quinta-feira, 29 de janeiro. De acordo com a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao volume de chuva, rajadas de vento e descargas elétricas.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os temporais devem atingir com mais intensidade as regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. A instabilidade é provocada por um sistema de baixa pressão, que atua sobre o estado e deve se deslocar gradualmente em direção ao alto-mar, ganhando força ao longo do dia.
A quinta-feira começou com céu encoberto na Serra, onde as temperaturas mínimas ficaram em torno de 16°C. Nas demais regiões catarinenses, as mínimas variaram entre 18°C e 20°C. Durante a tarde, as temperaturas sobem, com máximas de até 32°C no Oeste e no Litoral e cerca de 30°C nas demais áreas.
Os temporais devem iniciar a partir do final da manhã, ocorrendo de forma rápida e localizada, mas com chuva intensa em curto período, raios e rajadas de vento. Nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, também há chance de queda de granizo.
Risco diminui a partir de sexta-feira
Na sexta-feira, 30 de janeiro, e ao longo do fim de semana, a condição para temporais ainda persiste, principalmente no litoral catarinense. No entanto, conforme a Defesa Civil, a intensidade das chuvas tende a diminuir, reduzindo o risco para possíveis estragos, que passa a ser classificado como baixo a moderado.
A orientação é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e evite áreas de risco durante a ocorrência dos temporais.