Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
19 °C
11 °C

Defesa Civil investe R$ 216 mil na limpeza de barragens para prevenir enchentes em SC

Trabalhos começaram em Ituporanga e José Boiteux e podem retirar até 7 mil metros cúbicos de materiais acumulados nas estruturas de contenção de cheias

Por Redação, Portal 49
17/10/2026 - 08h24
A limpeza consiste na remoção de detritos que possam interferir no escoamento da água - Foto: Reprodução

A Defesa Civil de Santa Catarina intensificou os serviços de limpeza e manutenção das barragens de contenção de cheias no Vale do Itajaí. Os trabalhos mecanizados tiveram início nas barragens Sul, em Ituporanga, e Norte, em José Boiteux, com o objetivo de melhorar o escoamento da água e garantir o funcionamento adequado das estruturas durante períodos de chuva intensa.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O investimento previsto é de R$ 216 mil e contempla serviços de limpeza mecanizada e desassoreamento nas três barragens da região, incluindo a estrutura localizada em Taió.

Com o passar do tempo, galhos, folhas, sedimentos e outros materiais se acumulam nos canais e nas proximidades das barragens. Esses resíduos podem dificultar a passagem da água e comprometer a eficiência das estruturas no controle de enchentes.

Em Ituporanga, as equipes trabalham na raspagem do canal de admissão do vertedouro, na limpeza da tomada de água do canal extravasor e da ombreira da barragem, além da retirada de pedras e outros materiais.

Na barragem de José Boiteux, os serviços mecanizados também já começaram. Em Taió, a manutenção continua sendo realizada manualmente, uma vez que o volume de resíduos identificado até o momento não exige a utilização de máquinas.

Segundo a Defesa Civil, a estimativa inicial é retirar até 3.500 metros cúbicos de materiais em José Boiteux, 2.500 metros cúbicos em Ituporanga e 1.000 metros cúbicos em Taió. Ao todo, o volume pode chegar a 7 mil metros cúbicos.

A limpeza consiste na remoção de detritos que possam interferir no escoamento da água, enquanto o desassoreamento é destinado à retirada de sedimentos acumulados nos canais. Os trabalhos mecanizados geralmente são realizados quando as barragens estão secas, permitindo a circulação dos equipamentos.

A manutenção complementa os serviços manuais já realizados nas estruturas e poderá ser intensificada conforme a necessidade, especialmente após períodos de chuvas fortes.

A Defesa Civil destaca que as intervenções são fundamentais para preservar a capacidade operacional das barragens e reforçar a segurança das comunidades do Vale do Itajaí diante do risco de enchentes.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR