Embaixadora e empresas tchecas instaladas em SC conhecem potencial do Estado em apresentação do presidente da Fiesc
O presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar recebeu na última quinta-feira, 07 de março, a embaixadora da República Tcheca Pavla Havrlíková para uma reunião com foco em ampliar as relações comerciais e parcerias entre a indústria catarinense e o país europeu.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O presidente da entidade apresentou os diferenciais de Santa Catarina e as potencialidades do estado, entre eles as estruturas dos portos catarinenses, a diversidade e distribuição das indústrias no território e ainda algumas similaridades entre SC e a República Tcheca que podem facilitar as relações.
“Nosso desafio é ampliar as relações de comércio. Temos o que apresentar para os empresários da Rep. Tcheca, temos uma indústria pujante e competitiva e acreditamos que temos muito valor a agregar às cadeias globais”, destacou Aguiar. “SC exportou US$ 2,4 milhões e importou US$ 60 milhões da Rep. Tcheca em 2023.Temos muito espaço para crescer e firmar novas parcerias”, afirmou.
A embaixadora Pavla Havrlíková destacou que SC tem uma importância fundamental para as relações comerciais entre Brasil e Rep. Tcheca por causa dos portos. Ela afirmou ainda que desde sua última visita ao Estado, em 2019, observou mudanças positivas, como o novo aeroporto da Capital.
Na sexta-feira, 08 de março, a embaixadora e o cônsul e chefe da missão adjunto, Pavel Šára visitam o Instituto Senai de Inovação em Joinville. A embaixadora afirmou que existe a intenção da Rep. Tcheca em renovar o memorando de intenções para cooperação tecnológica entre o Senai, a Embrapii e a Agência de Tecnologia da República Tcheca.