Temperaturas devem superar os 30°C no Oeste
Durante o final de semana, segundo a Defesa Civil, Santa Catarina ficará sob influência de condições típicas pré-frontais, com a formação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Nestas situações, o vento predomina do quadrante nordeste/noroeste no estado o que transporta ar quente da região central do país, o que resulta em diminuição da pressão e elevação da temperatura.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No sábado, 11 de novembro, a previsão indica temperaturas máximas se aproximando dos 40°C no Litoral Sul e Extremo Oeste e superam os 30°C nas demais regiões. No domingo, 12 de novembro, as temperaturas ultrapassam os 35°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte, permanecendo o restante do estado com máximas em torno dos 30°C.
Com todo este calor e a influência da instabilidade relacionada a formação da frente fria no RS, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, entre as tardes e noites do centro ao sul do estado, sobretudo entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Vale ressaltar que associado aos temporais isolados são esperados raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem resultar em volumes elevados, porém de forma muito pontual. O risco para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas bastante pontuais, vendavais e granizo é baixo a moderado neste período.
A partir da próxima semana, a chuva ocorre de forma mais ampla e abrangente, além de trazer volumes mais elevados. Por isso, a tendência é de que o a nebulosidade fique mais presente, além do tempo chuvoso ao longo da semana.