Estado se prepara para temporais seguidos por geada e chance de neve no Planalto Sul nos próximos dias
Santa Catarina se prepara para enfrentar uma mudança drástica no tempo com a chegada da primeira massa de ar polar deste outono.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram, uma frente fria avança pelo estado entre os dias 27 e 28 de maio, provocando temporais isolados, com risco de chuva forte, ventania e até queda de granizo em algumas regiões.
Logo após a passagem da frente fria, a temperatura deve despencar de forma significativa.
Entre a noite de quarta-feira, 28, e a madrugada de quinta-feira, 29, há possibilidade de ocorrência de neve nas áreas mais elevadas do Planalto Sul.
A previsão ainda será confirmada com maior precisão nos próximos dias, mas já acende o alerta para os moradores da região.
Para o final de maio e início de junho, a expectativa é de tempo firme e seco, com madrugadas extremamente frias.
Nas áreas com altitude acima de 700 a 800 metros, os termômetros podem marcar temperaturas abaixo de 0°C, favorecendo a formação de geada em boa parte do estado, especialmente no Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.
As autoridades recomendam atenção redobrada, especialmente em áreas suscetíveis a vendavais, granizo e baixas temperaturas, além de cuidados com a saúde e o bem-estar de grupos vulneráveis.