Apesar das chuvas volumosas terem dado uma trégua, parte de cidades ainda está debaixo d’água
Garantir recursos de maneira célere para ajudar os municípios atingidos pelas fortes chuvas no trabalho de reconstrução. Este foi o tema central de uma reunião, neste sábado, 21 de outubro, entre o governador Jorginho Mello (PL), o ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, prefeitos e coordenadores das Defesas Civis das 53 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Líderes da sociedade civil e secretários de Estado também participaram do encontro na sede da Associação dos Municípios do Vale Europeu, em Blumenau.
A região do Vale do Itajaí foi uma das mais atingidas pela enchente. O governador do Estado, Jorginho Mello, disse que a situação ainda é delicada. Apesar das chuvas volumosas terem dado uma trégua, parte de cidades ainda está debaixo d’água.
“Ontem estive em Três Barras e percorri alguns bairros e um abrigo da cidade onde estão 400 pessoas. Ainda temos muito o que fazer, mas destaco aqui a ação efetiva das nossas forças de segurança quanto ao alerta das chuvas e a pronta resposta.
O Governo do Estado alertou os moradores evitando que a situação se agravasse e durante as chuvas agiu rapidamente, ressaltou o governador. O governador também agradeceu a presença do ministro ao estado e disse que todos estão trabalhando juntos para ajudar as vítimas do evento climático.
O encontro, organizado pelas três associações de municípios (AMVE, AMFRI e AMAVI) serviu para debater medidas emergenciais do governo federal para os municípios atingidos, visando a rápida recuperação e minimização dos danos causados pelas chuvas intensas.