Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
34 °C
17 °C

Lei que obriga estado a distribuir medicamentos à base de canabidiol pelo SUS será regulamentada

Uma comissão deverá ser criada até 19 de janeiro para implantar as diretrizes da distribuição do medicamento

Por Redação
14/01/2025 - 13h38.Atualizada em 14/01/2025 - 13h39
Padre Pedro e outros três deputados estaduais propuseram a lei - Foto: Divulgação

A lei estadual que determina a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina foi sancionada e, depois de regulamentada, entra em vigor a partir de 19 de março. A lei 19.136/2024 foi proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que provocou o desarquivamento do projeto em 2023, e outros três parlamentares catarinenses.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A nova lei de Santa Catarina amplia o uso do canabidiol na saúde pública para 20 estados, que já adotam medidas semelhantes. No texto, e lei catarinense define o acesso aos medicamentos com base em “diagnosticar e tratar pacientes cujo tratamento com a cannabis medicinal possua eficácia ou produção científica que incentive o tratamento”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma comissão deverá ser criada até 19 de janeiro para implantar as diretrizes de como vai funcionar a distribuição gratuita dos medicamentos do canabidiol em todo o estado a partir da lei aprovada pelos deputados estaduais.

Uma das determinações do texto legal é que caberá a um médico prescrever o uso de medicamentos à base de cannabis para fins medicinais, que tomará a decisão ao lado do paciente, assim como sobre o tratamento a ser feito.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR