Número de contestações ultrapassa 3 milhões em todo o país; prejuízo pode chegar a R$ 2,1 bilhões
Mais de 488 mil aposentados e pensionistas procuraram presencialmente uma agência dos Correios para contestar descontos indevidos em seus benefícios do INSS.
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A possibilidade de atendimento presencial foi aberta em 30 de maio e busca atender quem tem dificuldade em acessar canais digitais, como o aplicativo Meu INSS e a Central 135.
A medida faz parte da resposta à Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que revelou um esquema fraudulento envolvendo associações fantasmas e descontos não autorizados nos benefícios de milhões de segurados.
Até o momento, mais de 3,1 milhões de contestações já foram registradas em todo o país. Destas, 512 mil foram respondidas pelas instituições, que apresentaram documentação alegando que os descontos foram autorizados.
Durante visita à agência central dos Correios em São Paulo nesta sexta-feira (13), o presidente do INSS, Gilberto Waller, destacou que o atendimento presencial tem sido essencial. “É um atendimento humanizado, olho no olho, em que a pessoa se sente segura”, afirmou.
Segundo Waller, se todas as contestações forem procedentes, o prejuízo aos beneficiários pode passar de R$ 2,1 bilhões com correção. A maior parte das fraudes estaria ligada a entidades fantasmas criadas entre 2020 e 2021, com descontos pequenos — em média, R$ 48 por pessoa — justamente para não chamar a atenção dos aposentados.
Apesar da gravidade dos números, o governo ainda não divulgou um prazo para o ressarcimento dos valores, mas já garantiu o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens das entidades e pessoas envolvidas, com o objetivo de usar esse montante para devolver o dinheiro às vítimas.
A consulta e contestação nos Correios é gratuita e pode ser feita por qualquer aposentado que apresente documento com foto. Após o protocolo, é possível retornar à agência após 15 dias úteis para verificar a resposta da instituição sobre o desconto.
Importante: o INSS e os Correios alertam que nenhum funcionário está autorizado a realizar atendimento domiciliar. O serviço só é feito via aplicativo Meu INSS, site oficial, Central 135 ou presencialmente nas agências dos Correios.