Prefeito é cassado em Itapoá
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do prefeito de Itapoá, em Santa Catarina. A decisão desta sexta-feira, 16 de agosto, determinou a perda do cargo de Jeferson Garcia (MDB) e a realização de eleição indireta no município para definir um novo prefeito que ficará no cargo até o fim de 2024.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As eleições diretas, marcadas para o dia 06 de outubro, não foram alteradas e com isso os eleitores escolherão o prefeito para os próximos quatro anos. Assim,Itapoá terá duas eleições até o fim do ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que a gerência de eleições indiretas - que é quando apenas os vereadores votam - fica a cargo da Câmara Municipal, que deverá definir as datas e os procedimentos posteriores.
Segundo informações do TSE, Jeferson Garcia (MDB) foi cassado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020. Ele era vice de Marlon Neuber (PL), que foi preso na Operação Mensageiro em 2023 e renunciou ao cargo.
No caso do ex-prefeito, o TSE entendeu que ele ficará inelegível, enquanto Garcia não perdeu os direitos políticos e poderá disputar a próxima eleição municipal de 06 de outubro. Ele é candidato à reeleição.