Com a nova remessa, Estado chega a 97 viaturas destinadas à Polícia Penal em 2026
Equipamentos foram entregues na Grande Florianópolis - Foto: Reprodução O Governo de Santa Catarina realizou, na sexta-feira, 23 de outubro, a entrega de 18 novas viaturas operacionais e 800 pistolas Glock à Polícia Penal. A cerimônia ocorreu no Centro de Treinamento Tático Operacional, no Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os equipamentos serão utilizados nas atividades de segurança, escolta e custódia de pessoas privadas de liberdade, com o objetivo de ampliar a estrutura operacional da instituição e melhorar as condições de trabalho dos policiais penais.
Com a incorporação dos novos veículos, Santa Catarina alcança a marca de 97 viaturas entregues à Polícia Penal somente em 2026. Os automóveis são do modelo Ford Ranger, adaptados para o transporte de detentos, e serão distribuídos entre unidades prisionais do Estado.
Segundo o Governo catarinense, os investimentos destinados à renovação e ampliação dos recursos utilizados nas operações de segurança e custódia chegam a aproximadamente R$ 29,9 milhões.
Já a aquisição das 800 pistolas Glock representou um investimento de cerca de R$ 2,76 milhões. Os armamentos passam a integrar a estrutura utilizada pelos profissionais nas atividades operacionais do sistema prisional.
Recursos são provenientes do trabalho de detentos
Um dos destaques da aquisição é a origem dos recursos. Conforme o Governo do Estado, os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (Sejuri) com valores provenientes do trabalho remunerado de pessoas privadas de liberdade.
Em Santa Catarina, os detentos que exercem atividades laborais recebem um salário mínimo. Desse valor, 25% retornam ao Estado por meio do Fundo Rotativo das unidades prisionais, 50% são destinados às famílias dos trabalhadores e os outros 25% ficam depositados em uma poupança, disponibilizada após a saída do sistema prisional.
O modelo permite que parte dos recursos gerados pelo trabalho dos detentos seja reinvestida em melhorias na estrutura penitenciária.
A secretária de Estado da Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, destacou que os investimentos contribuem para a modernização da instituição e para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelos policiais penais.
A solenidade contou com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, além de representantes da Sejuri, da Polícia Penal, do Ministério Público, da Polícia Civil e da Polícia Militar.
A entrega integra as ações do Governo de Santa Catarina voltadas à modernização do sistema prisional e ao fortalecimento da segurança nas unidades penitenciárias do Estado.